Minha foto
Através de um ambiente de escuta, acolhimento e respeito, o IntegraSER tem como missão a promoção e restauração da saúde através do trabalho terapêutico clínico que irá auxiliar nos processos de autoconhecimento e equilíbrio emocional na relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo. O IntegraSER oferece a você serviços de psicoterapia individual e em grupo de adultos, adolescente e idosos, ludoterapia (em caso de crianças e pre-adolescentes), aconselhamento psicológico, palestras temáticas, orientação de pais, orientação vocacional e profissional, psicoterapia de apoio em situações de luto e em casos de estresse pós-traumático, auxilio durante a gravidez, parto e puerpério, acompanhamento psicológico a dependentes químicos (tabagismo, alcoolismo, drogas), dificuldades nos relacionamentos afetivos, ansiedade, transtornos alimentares, questões sexuais, depressão, fobia, transtornos de conduta, doenças psicossomáticas, problemas de aprendizagem, auto-estima, humor, crises de transição (adolescência, maturidade, envelhecimento), entre outros.

sábado, 4 de agosto de 2012

O Adolescente e o Psicólogo


Na adolescência, as estruturas de personalidade ainda não estão completamente sedimentadas, portanto, existem muitas mudanças e transformações. Quase tudo se renova, e se transforma. Os corpos, os gestos, os pensamentos, as emoções, os desejos, os direitos e também as responsabilidades. Fase de experimentações, dúvidas, ilusões, ousadias, conquistas que marcam uma nova forma de ser e de estar no mundo. Mas também, fase de paixões, de descobertas, de aventuras e construção.


É na adolescência que surge o momento de estabelecer novos laços fora do ambiente familiar como forma de identificação, autonomia e independência. É a busca de uma nova identidade pessoal. É um processo evolutivo que ocorre dentro de um tempo individual e de forma pessoal em que o adolescente se vê envolvidos com as manifestações de seus impulsos intuitivos e exteriorizados através de suas condutas nem sempre aceitas como normais pela sociedade.

Observamos que alguns adolescentes, e suas famílias, não compreendem muitas das mudanças e necessidade de readaptação que ocorrem nesta fase, gerando, na maioria das vezes, conflitos de convivência na relação familiar.

Nesse período, a orientação profissional de um psicólogo ajudará no desenvolvimento psicológico e social do adolescente, como também, no suporte familiar. A proposta com adolescentes é oferecer um espaço de escuta e apoio "neutro" onde ele possa se sentir livre para falar de suas angústias, anseios, desejos, medos, idéias e dúvidas, buscando informações sobre questões que normalmente surgem nessa fase do desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário